quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Infocracia na Suécia

O partido Demoex, presente no parlamento Sueco, anda a tentar uma aproximação à infocracia: os seus deputados votam no parlamento de acordo com as votações do site do partido na internet.
Pode-se sempre estrebuchar gritando-se que a democracia representativa apresenta vantagens sediadas na teoria de Darwin, aonde os mais aptos vão então falar e decidir pelos menos aptos. Pode também, com mais descaramento ainda, achar-se que o sistema democrático está bem como está, mas os mais capazes é que não são suficientemente capazes (o que começa a ter muitos paralelos com o sistema comunista soviético, que a dado ponto se dizia ser perfeito mas não ter homens à altura de o praticar, ou do nazismo de Hitler, que não evitou muitas mortes alemãs no final da WW2, porque achava que o povo alemão não era merecedor do seu nacional socialismo, pelo que melhor seria que morresse, ante a vergonha da derrota).
A infocracia está em marcha e vai (ou está a) mudar a democracia. Hoje um pequeno partido da sueco, amanha um complexo social ou laboral, depois um partido grande ou uma nação. Até que se crie a massa critica e a complexidade suficiente para o sistematizar.

Sem comentários: