segunda-feira, 27 de julho de 2009

Leituras do fim de semana

Como saberão os inúmeros leitores que conhecem a minha vida, não vou votar nas próximas autárquicas porque literalmente tenho mais que fazer. Tenho que trabalhar longe da terrinha e por isso não vou votar. Nao se compreende que em 2009 ainda não se vote a partir de qualquer canto do mundo, ou agora com o turismo espacial a partir da Lua ou de Marte, mas já se sabe que a democracia tem um tempo sempre mais lento do que a realidade. Será por certo com medo da infocracia. Nada de novo portanto.
No entanto, por vias muito travessas, veio parar-me à mão o Plano Estratégico para V.N. Famalicao 2008/2013, e aproveitei um fim de semana de pouca saúde para ler as cento-e-tal páginas do documento. Desconhecia a sua existência, e foi com espanto que me deparei com um documento que acerta em quase tudo na análise, apesar de pobre nas propostas. Ainda assim é um valioso documento donde pode muito facilmente (mas também muito improvavelmente, a julgar pela qualidade da politica portuguesa) sair um programa de governação autárquica superior à média nacional.
Desafio por isso os caros leitores que votem em Famalicão a não exercerem o seu direito sem lerem este documento, e mais importante, sem que vos seja explicado pelas forças politicas que vão a votos o que pretendem fazer a este documento, quais as grandes opções a tomar (algumas delas também previstas no Plano) e qual a sua aplicação prática principalmente na área dos projectos ancora e dos transportes. Sem uma resposta cabal a isto será uma sorte sair um bom executivo destas eleições.
Já se sabe que a sorte acontece e a julgar pelo estado do concelho, muita falta tem feito.

Sem comentários: