Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras! Não querendo discutir a veracidade desta velha frase feita, o facto é que há certas imagens que valem bastante, tanto por aquilo que contam como por aquilo que são.
Há pessoas que contam histórias descrevendo por palavras aquilo que apreendem da realidade e a maneira como vêm o mundo, as ligações entre os elementos que perfazem a realidade única de cada um (lembro-me agora das crónicas de viagem de Marco Polo a Genghis Khan em "Cidades Invisíveis" de Calvino, livro aliás bastante aconselhado...), outras, por sua vez, contam aquilo que vêem de outra maneira, não por palavras, mas criando imagens que, apesar de à partida poderem ser vistas ou apropiadas por todos são, a partir do momento em que são registadas, o ponto de vista daquela pessoa que a vê!
Neste caso especifico falo, como é claro, da fotografia! Da capacidade de registar um momento, contar uma história, apreender a realidade através uma técnica de captação de luz e sua posterior materialização física!!!
E há sempre uma história por trás de cada fotografia, há sempre uma pessoa, e como somos todos partes do mesmo, são pedacinhos de mundo que vemos quando olhamos para cada imagem... Obviamente que depois cada um criará a sua relação com aquilo que vê, mas isso já é outra história...
Assim, e depois deste discurso introdutório (ao post e ao blog), aqui fica um primeiro contributo:
O site de fotojornalismo do boston globe, com contribuições dos maiores agentes da especialidade, sempre bastante actualizado:
http://www.boston.com/bigpicture
Vale a pena espreitar!!!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Entrada em grande. É com muita alegria que te recebemos.
Tanto o Calvino como o Boston são de facto altamente recomendáveis. Foi alias por tua recomendação que lhes tomei o gosto.
Continuemos então a ser Marco Polos ao serviço de Khan. Por pensamentos, palavras, imagens, actos e (esta tem dois destinatários) omissões.
Há ainda o desenho, mas o especialista nessa matéria está agora dedicado a lavrar a história do Big Bang e as suas influências no futuro da cidade dos estudantes; trabalho árduo que não contempla distracções por ora.
Depois há o photoshop, mas isso é também uma outra história e haverá tempo para a contar.
Bem-vindo Morfeu!
Rock on!
Enviar um comentário