segunda-feira, 25 de maio de 2009

Viva a preguiça!

"O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, apelou hoje ao voto dos portugueses nas eleições europeias de 7 de Junho, pedindo que "não vão para férias" nem aproveitem os feriados desse período e exerçam o seu direito cívico."
In "O Público on-line"

Disparate pegado. O senhor Presidente, em vez de estar a fazer de paizinho da nação infantil e irresponsável, deveria ter feito de paizinho da assembleia da república infantil e irresponsável (a assembleia e a república) e já devia ter obrigado o governo e os deputados a elaborarem um sistema de voto electrónico (não somos nós os pioneiros das tecnologias?! plano tecnológico e magalhães...). Mas que raio de concepção de democracia é esta, em que os deputados faltam às votações para irem de férias e as pessoas faltam às férias para irem a votos, quando as pessoas podem votar em férias, e os deputados parece que estão de férias quando votam?
Começou assim a encenação que sempre se leva a cabo nestas alturas, para que se encontrem os culpados pela abstenção. Esta tarefa cabe por inerência do cargo ao Presidente da República, que continua a preferir meter a cabeça na areia fazendo de conta que acredita que a abstenção se vai dever à praia e ao sol. A praia e o Sol já o eram muito antes da democracia e da república! E a abstenção é uma mensagem tão clara, como o é o voto no partido X ou o voto em nenhum dos partidos. Devia ser.

Sem comentários: