quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Panamá não é só um canal

À medida que nos vamos afastando do epicentro da crise vamos tendo uma melhor vista sobre o que a ditou. Fundamentalmente, e acima da desregulação do mercado e outros chavões que se pariram com o estrondo da crise, foi a capacidade de especulação crescente sobre os cereais, a agua e a habitação que provocaram esta crise. Aquela que nos saltou mais à vista foi a especulação imobiliária que precipitou a bolha do sub-prime. Mas se quisermos ser sérios - o que raramente acontece - verificamos que foi o aumento do fosso entre ricos e pobres, causado fundamentalmente pela subida dos bens de primeira necessidade, impulsionado pelo aumento pornográfico da especulação nos mercados de cereais por parte de investidores escorraçados dos mercados petrolíferos, aliado à generalização da privatização da agua, que impediu o aumento constante do império do capital, uma vez que o número de pessoas que detinha a riqueza era cada vez menor. Sem mercado, o crescimento não se pôde manter, e inevitavelmente o império ressentiu-se. [todo o pretérito perfeito usado acima, pode ser presente]
Se é fácil, como acima se comprova, criticar a especulação sobre cereais e agua, não é tão fácil fazê-lo na questão da habitação. Como se sabe, a única forma que conhecemos de garantir a não especulação é não permitir a existência de mercado livre, o que consubstancia, no que toca à habitação uma aberração avermelhada aos olhos de qualquer ocidental. (se bem que na verdade, os argumentos que daí decorrem, se aproximam aos dos republicanos americanos no combate ao serviço nacional de saúde, mas reconheço que são matérias suficientemente distintas para que se não misturem assim tão levianamente).
Ontem estava a ver uma reportagem do Panamá, e explicava um senhor de lá que, em muitas regiões panameñas só podes construir uma casa quando te casas, ou quando cumpres um determinado conjunto de requisitos que geralmente têm a ver com a altura em que deixas a casa dos teus pais. Em vez de luvas brancas, sacos azuis, e outros acessórios-de-moda-seguidos-de-uma-cor, o que tens de fazer para que te licenciem uma casa é, escândalo dos escândalos, necessitares de uma casa.

Sem comentários: